Tecnologia
Último dia para conferir Museu Itinerante
Filme sobre funcionamento do corpo humano, planetário inflável e giroscópio podem ser conferidos no Parque do Sesi
Gabriel Huth -
Perto de 12 mil alunos das escolas de Pelotas devem participar até esta quinta-feira (28) da programação do Sesi Consciência, que trouxe à cidade o Programa Museu Itinerante (Promusit), do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC/RS. O caminhão transporta cerca de 70 experimentos científicos e se transforma em auditório com capacidade para 50 pessoas após a retirada dos equipamentos, para exibição de filme em tecnologia 3D, intitulado Corpo humano, a máquina mais perfeita do mundo.
O Promusit já esteve em 140 eventos desde sua criação, em outubro de 2001, e atendeu mais de dois milhões de pessoas. As atrações se configuram em aprendizado com interação. Segundo o assistente de museu, Luciano Lima, o filme tem duração de 12 minutos e é produzido pela PUC/RS. Aluna do sexto ano da Escola Lima e Silva, Stefanie Cunha, 12, gostou do que viu por explicar detalhadamente as partes do corpo humano. "Para as provas depois fica mais fácil", disse.
Para a professora do quarto ano do Colégio Municipal Pelotense, Adriana Lucena, é importante o evento porque os alunos podem ver na prática o que leem em teorias. "A dimensão é muito maior do que no ambiente de sala de aula. É um aprendizado melhor", comenta a professora. No primeiro dia do evento, terça-feira, 3,5 mil pessoas passaram pela exposição e assistiram ao filme, informa o analista de Porto Alegre e responsável pelo evento, Thiago Tarasconi Gil.
Inicialmente estava prevista a visitação de 17 mil alunos, mas com a greve nas escolas estaduais foram cancelados muitos agendamentos. As atrações são abertas à comunidade em geral, podendo ser conferidas no Parque do Sesi, das 8h30min às 20hmin desta quinta-feira. Ao final do dia o Promusit retorna a Porto Alegre e em duas semanas vai para Passo Fundo.
No ginásio do Sesi o público tem disponível os experimentos nas áreas de Química, Física, Biologia e Matemática, entre eles o giroscópio humano, que simula as condições de mobilidade que um astronauta encontra no espaço. A Nasa usa equipamento semelhante para treinar equipe. Há ainda, o planetário inflável, entre outros. Monitoras da PUC/RS prestam o atendimento e o Sesi realiza atividades complementares, como o Centro Cultural, atividade de robótica, contação de histórias, trilha saudável e cabine fotográfica.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário